sexta-feira, 8 de julho de 2016

Construção Steel Frame

Conceito de construção Steel Frame


O conceito de construção Steel Frame, é um sistema de construção a seco constituído por uma estrutura leve de perfis de aço galvanizado que formam um esqueleto estrutural autoportante, composto de painéis, vigas, tesouras de telhado e outros elementos, projetados para suportar as cargas da edificação. Sobre este esqueleto estrutural são fixadas placas de fechamento internas e externas, isolamentos termo-acústicos e barreiras, gerando uma construção com aspecto final semelhante ao da construção convencional mas com qualidade superior.

Um sistema construtivo mundialmente consolidado, amplamente utilizado em países como EUA, Japão, Canadá, Argentina, Chile, continente Europeu e no mercado da construção civil brasileira, o Light Steel Framing foi aprovado em vários países devido às suas vantagens frente a construção convencional em alvenaria.

Quais são as vantagens da construção Steel Frame ?


• Construção Sustentável: baixa utilização de água, economia de energia, utilização de material reciclável e baixo volume de resíduos; • Menor tempo de construção: prazo de obra em torno de 1/3 do prazo da obra em alvenaria; • Versatilidade: permite executar variados partidos arquitetônicos; • Leveza estrutural: menor peso da construção permite economia de até 75% no custo da fundação comparado com alvenaria, principalmente em terrenos com grande declividade; • Obra Limpa: canteiro organizado e com baixíssimo desperdício de material; • Previsibilidade de custos; • Precisão construtiva: obra com esquadro e prumo impecáveis, obedecendo rigorosamente as medidas do projeto arquitetônico; • Desempenho acústico e térmico superior; • Facilidade de execução e manutenção das instalações; • Melhor controle do canteiro de obras com mão de obra altamente qualificada e em menor volume.

Revestimento externo


O revestimento externo da estrutura em Steel Framing pode ser feito com placas cimentícias parafusadas diretamente nos perfis da estrutura, com tratamento das juntas com massa elastomérica e tela. As placas são instaladas sobre uma barreira de vapor que impede a entrada de água, mas deixa a parede respirar, evitando condensação de água em seu interior. Outro sistema de revestimento externo é o sistema EIFS (Exterior Insulation and Finish System), que é um agregado de elementos (OSB, barreira de vapor, EPS, tela em fibra de vidro e argamassa elastomérica), que possui alto desempenho térmico e acústico e acabamento final monolítico, liso e sem trincas.

Revestimento interno


O revestimento interno da construção Steel Frame é feito com placas de gesso acartonado parafusadas sobre os perfis das paredes ou em forros estruturados e recebem tratamento nas juntas, gerando aspecto final liso e sem emendas. As placas de gesso acartonado possuem composição adequada para cada aplicação da residência: Standard (ST) para áreas secas e Resistente à Umidade (RU) para áreas úmidas, como banheiros e cozinhas.

Isolamento térmico e acústico


Uma das várias vantagens propiciadas pela construção Steel Frame é o seu desempenho térmico e acústico, que propicia conforto e qualidade no ambiente. Um dos fatores responsáveis por este desempenho superior são as mantas de lã de vidro ou de poliéster instaladas no interior das paredes e no forro de toda a edificação. Estas mantas são fabricadas em material poroso, dotado de grande capacidade de absorção, que reduz grandemente a transição de som e calor entre ambientes.

Instalações elétricas e hidráulicas


As instalações elétricas e hidráulicas no sistema de construção Steel Frame são projetadas e executadas seguindo os mesmos princípios e materiais utilizados na construção convencional. A grande vantagem oferecida pelo sistema é a facilidade de execução dessas instalações, pois, devido ao vazio interno de paredes e forros e a presença de furos nos montantes, é possível uma execução rápida e sem quebra-quebra.


Porque construir sua casa sustentável ?


A arquitetura ecológica é um modo de concepção e de realização com preocupação de elaborar uma arquitetura que respeite o meio ambiente e da ecologia. Existem várias dimensões na arquitetura ecológica, algumas se interessam sobretudo na tecnologia e na gestão, outras privilegiam a saúde do homem e posicionam o respeito à natureza como centro das preocupações.
Leia nosso artigo a respeito da construção sustentável clicando aqui.
Para mais informações sobre nosso escritório, pode curtir nossa página no Facebook, visualizar nosso Site ou conhecer um pouco mais nossos Valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário